Tem um tempo que estou “treinando” para fazer esse post, e falar sobre filmes de esporte, que em sua maioria são sempre motivadores, contando histórias fictícias ou verídicas emocionam muito, e tem um carisma enorme na sessão família do domingão à tarde.

Bem, de início pensei em colocar os filmes que assisti e gostei, porém num almoço descompromissado com os amigos comentei o meu desejo em escrever sobre o tema, e logo apareceu uma enxurrada de palpites, filme de futebol americano, filmes de beisebol, filmes de basquete… diversos filmes de esporte, alguns eu já havia assistido, e outros fui atrás para assistir (alguns achei no Netflix), portanto a parte da pesquisa foi um tanto quanto fácil, mesmo assim não assisti todos os filmes, então alguns me restam ver ainda, e se você gosta de assistir filmes irá adorar ter uma lista para acompanhar. Ainda vale reforçar que alguns dos longas não são realmente sobre o esporte em si, e sim sobre as lições tiradas deles, e até mesmo um plano de fundo para as histórias, então você não encontrará documentários aqui.

Filmes de Esporte

Top 11 Filmes que Você Precisa Assistir

Dentre os vários filmes de esporte que escolhi colocar neste humilde post (…e digo “humilde”, pois tem vários filmes que poderiam estar nessa lista, na verdade acho que eu poderia falar uns 30, mas seria um post bem longo), muitos vocês encontrarão completos no YouTube (sim, é isso mesmo, acredito que algumas produtoras estão disponibilizando seus filmes já no serviço de vídeos do Google, outros foram upados por canais independentes mesmo.), porém os trailers foram difíceis de achar, e na maioria estão em inglês, mas acredito que não será problema para os amantes da sétima arte.

42 – A História de uma Lenda

Realmente vi poucos filmes de esporte abordarem o racismo de maneira delicada como 42 – A História de Uma Lenda, e quando digo “delicada” é por conta do ótimo roteiro, atuações e performances extremamente emocionantes, pois a abordagem é pesada.

A história retrata os fatos reais da vida do jogador de beisebol Jackie Robinson, o primeiro jogador negro a participar da Major League, a principal liga de beisebol dos EUA, que na década de 50 só jogavam brancos, portanto o enredo já é bem interessante para quem curte o tema, e também para quem gosta de esportes, visto que o filme não usa muitos termos técnicos, então você não precisa conhecer a fundo o beisebol.

Invictus

Essa é uma ótima produção que conta como o presidente eleito Mandela, usa de forma excepcional o rugbi, um dos esportes mais disfundidos da África do Sul, na luta contra o racismo no fim do apartheid no país. Além disso ainda temos cenas interessantes sobre o estilo de vida de Nelson Mandela, e sua relação com a família e os membros de seu governo. Ahh, vale lembrar, diretor Clint Eastwood.

Rocky – Um Lutador

Não tem como não falar de filmes sobre esportes, e deixar o Rocky de fora da lista, esse foi o primeiro filme da franquia, e na minha opinião é o melhor de todos, que inclusive concorreu a diversos prêmios e ganhou o Oscar de melhor filme, diretor e edição em 1977, além disso o roteiro é ótimo, as performances sensacionais, e a trilha sonora é lembrada até hoje, senão assistiu o filme, acredite você tem a “obrigação” de vê-lo para saber o porque o longa é idolatrado até hoje, e só para te inspirar o filme custou míseros 1 milhão de dólares, e rendeu em torno de 225 milhões no mundo todo (dados do imdb).

Menina de Ouro

Clint Eastwood realmente é excepcional como diretor e ator, e Hilary Swank está brilhante nesse filme, que tem o boxe como sua temática, porém traz uma história muito mais profunda no drama da pugilista interpretada por Swank em Menina de Ouro, além do polêmico assunto da eutánasia, que foi abordado de maneira emocionante no longa merecedor de 4 Oscars, melhor filme, diretor, atriz e ator coadjuvante.

Rush – No Limite da Emoção

Quem curte fórmula 1 com certeza irá gostar muito desse filme, que aborda a história dos pilotos Niki Lauda e James Hunt, rivais intensos na década de 70, o longa gira em torno dessa rivalidade, e de toda a emocionante e perigosa carreira dos pilotos até a disputa do título de 76, onde traz muita emoção para esse filme de corrida, vale a pena assistir.

Arremesso de Ouro

Sabe, esse é um daqueles filmes de beisebol com cara de sessão da tarde, porém a história é baseada na vida real, e é realmente bacana, conta como um agente do beisebol encontrou dois indianos, que lançavam bolas rápidas, e os levou para jogar nos EUA.

[spoiler]

Detalhe

Esses dois indianos jogam até hoje nos EUA, e vão bem em suas carreiras no beisebol.

O Homem que Mudou o Jogo

Um filme que tem o Brad Pitt como protagonista merece atenção, e além disso ele é baseado em uma história verdadeira, tá na lista, muito bom. Esse longa conta a história do gerente Billy Beane do Oakland Athletic, que revoluciona o mundo do beisebol ao contratar um time pelas estáticas de cada jogador, ao invés dos palpites dos olheiros do clube.

Treinador Carter

Esse é aquele típico filme da sessão à tarde na TV, “segundona”, com adolescentes rebeldes, drogas e basquete, porém não deixa ser um bom filme, pois o forte dele são as cenas motivadoras e a transformação dos personagens, que não deixa de ser clichê, mas são muito boas.

Temos no filme Samuel L. Jackson sendo ele mesmo (rsrsrs), digo um professor disciplinador, e a o Channing Tatum no começo da carreira.

Meu nome é Rádio

Fala sobre um treinador de futebol americano que acaba se afeiçoando e introduzindo um garoto deficiente mental na vida em sociedade.

A história é baseada em fatos reais, portanto temos um filme de futebol americano como plano de fundo para algo maior. Confiram o trailer que é bem bacana e já dá uma dimensão da história.

Nós somos Marshall

Um filme de futebol americano contando a história de um treinador e sua comissão, onde eles tem que montar um novo time, depois do trágico acidente aéreo que tira a vida dos jogadores da Universidade Marshall. No elenco temos bons nomes como Matthew McConaughey e Matthew Fox.

Um Domingo Qualquer

Mais um ótimo filme de futebol americano, que conta os bastidores do esporte desde técnicos até os donos de time, sem contar que o longa traz nomes como Al Pacino, Cameron Diaz, Dennis Quaid, Jamie Foxx entre outros. Um dos pontos fortes do filme é o discurso do personagem Tony D’Amato, interpretado pelo brilhante Pacino.

Espero que tenham curtido essa pequena lista de filmes de esporte, e tô esperando os comentários aí, me falem o que já assistiram, o que gostaram, mande suas sugestões!

FontesAdoro Cinema; Wikipedia; IMDb